Devido à volatilidade e instabilidade dos meios e dos mercados, torna-se muito difícil escolher qual o caminho mais indicado para os próximos anos.

Como auditores de estratégia, auxiliamos na identificação dos factores que poderão afectar o nosso negócio e reorientação dos meios para minimizar os riscos potenciais.

É com base nas propostas estratégicas que se prova a capacidade da empresa na antecipação das necessidades dos seus clientes.

Verificaremos se existem meios de diagnósticos para identificar o futuro:

  • Factores de venda actuais e potenciais;
  • Factores que influenciam a cadeia de valor hoje e potenciais (a médio prazo);
  • Fontes de matérias-primas e seu grau de concentração actual e potencial;
  • Especialização e competências dos colaboradores face ás exigências actuais e potenciais;

Analisaremos a existência de plano estratégicos formalizados, com identificação clara da missão, visão e dos objectivos.

Determinaremos se o modo de converter o plano estratégico em planos e orçamentos é razoável e leva em conta os riscos do negócio, do sector e os pontos forte e fracos da entidade.

Analisaremos o modelo de reporting implementado e o modo como este modelo influencia a reapreciação e revisão periódica da estratégia.

Como auditores iremos assegurar-nos que a estratégia escolhida é formalizada, difundida e partilhada por todos os departamentos.

Um dos principais pilares para que a estratégia seja bem implementada é o marketing. Neste sentido, iremos auditar também a função marketing, cujos principais focos1 do nosso trabalho serão:

  • Verificar se as orientações estratégicas de marketing estão bem explícitas e se são do conhecimento de outros decisores.
  • Assegurar que, para o conjunto alargado de propostas do plano, foram levadas em consideração as relações com todos os públicos da organização.
  • Conhecer o vértice estratégico escolhido pela empresa, de modo a poder determinar os pontos de controlo.
  • Verificar a existência de planos e a sua revisão periódica.
  • Analisar os meios de controlo previstos, assim como a periodicidade dos mesmos.
  • Confirmar os elementos de análise. Comparação com o já publicado.
  • Medir o tempo entre a verificação dos erros e o tempo de reacção do departamento de marketing.1
  • Averiguar se as modificações realizadas com base no controlo são comunicadas à hierarquia e levadas em consideração pelos diferentes envolvidos.
  • Assegurar que o plano estratégico de marketing corresponde às regras enunciadas e que todos os elementos foram levados em conta.

Utilizaremos uma grelha de auditoria, para aferir se os pontos de controlo estão sendo adequadamente executados:

  • Os objectivos estratégicos da política geral da empresa dão Inputs claros para o plano de marketing? São apropriados tendo em conta a posição competitiva, os recursos e as oportunidades?
  • Estes objectivos mencionam formas de medida para o desempenho da organização?
  • Existem objectivos quantitativos e qualitativos para o departamento os seguintes indicadores?
  • Existe uma ideia fundamentada a propósito do lugar onde deverá estar a empresa dentro de 3 anos? A mesma é apropriada ao ciclo de vida do produto, às estratégias dos concorrentes e à situação económica?
  • Quais são as principais presunções em que se baseia o plano estratégico da empresa? De entre estas, quais serão as mais arriscadas?
  • A organização tem estratégias claras e convincentes, permitindo atingir os objectivos de marketing?

No nosso trabalho iremos auditar também o processo de planeamento estratégico de marketing, ou seja, investigaremos e validaremos os seguintes aspectos:

  • Os elementos que tomam decisões na área do marketing têm um pensamento visionário?
  • O planeamento estratégico de marketing é conhecido, partilhado e seguido pela estrutura operacional?
  • Qual é o período de cobertura?
  • Com que periodicidade é controlado o planeado dentro deste departamento?
  • Todos os responsáveis de relevo têm exemplar do Plano?
  • Quem será responsável pela execução de cada parte do Plano?
  • De quem depende o departamento de marketing para a execução do plano? Estes elementos externos ao departamento estão motivados para o Plano?
  • Que oportunidades estão por explorar? Que propostas estratégicas?
  • Existem estratégias independentes para clientes chave?
  • Existe um Planos com objectivos para Produto/Serviço posicionamento, cobertura geográfica e para preços e mercados?

1- Adaptado da revista IPAI nº22