O nosso trabalho incide sobre o conteúdo das demonstrações financeiras. Neste âmbito são analisados os critérios de preparação tendo em conta os princípios contabilísticos aplicáveis, que inclui a analise á classificação, á apresentação, á integridade (omissão), á validade dos registos e á periodização dos factos.
I – O nosso trabalho terá em conta as melhores práticas a nível internacional, em que o trabalho de auditoria será efectuado em três fases:
1. Planeamento – compreensão do negócio, e levantamento e documentação do sistema de controlo interno, incluindo o fluxo documental e as autorizações existentes;
2. Interina – Análise pré – encerramento da actividade, com recurso a circularização, análise de conciliações, análise de resultado fiscal provisório entre outros;
3. Final – Acompanhamento das fases anteriores, análise de discrepâncias, emissão de relatórios oficiais, emissão de relatório e recomendações de eficiência à actividade e recomendações à gerência sobre minimização de riscos de negócio.
II – Os principais procedimentos substantivos por área são os seguintes:
a) Imobilizado
Analisamos a titularidade, nível e política de amortizações, existência de hipotecas, penhores ou outros ónus sobre os mesmos.
b) Existências
Efectuamos uma contagem (por amostragem) – se aplicável à entidade - e analisaremos a sua valorização, rotação e necessidade de provisões por depreciação.
c) Clientes e Outros devedores
Testamos normalmente por amostragem a validade e a cobrabilidade dos valores a receber de terceiros e opinaremos sobre a necessidade de provisão para incobráveis.
d) Caixa e Bancos
Confirmamos os saldos, a existência ou não de empréstimos e o seu plano de reembolso, garantias prestadas e eventuais responsabilidades assumidas que não figurem no balanço.
e) Capital Próprio
Analisamos a titularidade e registo das quotas/acções, as actas que suportam as movimentações ocorridas nos dois últimos exercícios e a aplicação da legislação em termos de aplicação das reservas.
f) Passivos Correntes
Testaremos por amostragem a genuinidade do passivo corrente e de imobilizado, bem como das contas de acréscimos.
g) Recursos Humanos
Analisamos o processamento e a concordância com as declarações fiscais.
h) Impostos
Verificamos a eventual existência de dívidas fiscais e plano de regularização.
i) Demonstração dos Resultados
Análise ás principais rubricas de custos e proveitos, tendo em conta a sua validade e materialidade.