Quer pretenda vender ou comprar uma empresa ou negócio, deve saber previamente quanto vale. Neste sentido, deve-se seleccionar especialistas
Para determinação do valor duma empresa, deve ser seleccionado um método que leve em consideração o tipo de activos envolventes e o mercado em que a empresa se insere. Há vários métodos de avaliação, mas os mais utilizados a nível mundial, e que normalmente utilizamos são:
1) O Método do Mercado que tem em consideração a aplicação da cotação duma empresa numa bolsa de valores.
A valorização de uma empresa através da capitalização bolsista da mesma pressupõe a admissão e uma quantidade significativa das suas acções à cotação em Bolsa de Valores, bem como níveis de liquidez significativos. Este método é acompanhado pela aplicação do Método dos Fluxos de Caixa, para se aferir se a cotação está acima ou abaixo da realidade económica.
2) O Método do Valor Patrimonial Ajustado que tem em consideração o valor contabilístico dos capitais próprios, ajustando os activos e passivos para o valor de mercado. Assim, quando existem activos corpóreos relacionados com imóveis deve-se utilizar o valor patrimonial para colocar esses imóveis a valores actuais.
3) O Método dos Fluxos de Caixa Actualizados(Discounted Cash Flow - DCF), que consiste em actualizar o valor dos fluxos futuros, a uma taxa de desconto ou actualização, em determinado horizonte temporal e estimar um valor residual, se existir.