Pretende vender ou adquirir uma empresa? Quer Avaliar o seu negócio? Isso exige que se faça um Due Dilligence Contabilístico e/ou Fiscalprévio, para evitar comprar/vender "gato por lebre".
O nosso trabalho incide sobre o conteúdo das demonstrações financeiras, mas não tão aprofundadamente que vise emitir uma Certificação Legal das Contas. Neste âmbito são analisados os critérios de preparação tendo em conta os princípios contabilísticos aplicáveis, que inclui a analise á classificação, á apresentação, á integridade (omissão), á validade dos registos e á periodização dos factos, mas o nível de amostragem e a profundidade dos testes sé menor que numa auditoria financeira completa. Após analisarmos o negócio, os seus actores principais e entendermos os circuitos de funcionamento, fazemos testes substantivos de Due Dilligence. Estes testes podem ser limitados a certas contas das demonstrações financeiras. Para o caso concreto, acordamos previamente os procedimentos a utilizar.
I – Os principais procedimentos da Due Diligence contabilística por área são os seguintes:
- a) Imobilizado
- Analisamos a titularidade, nível e política de amortizações, existência de hipotecas, penhores ou outros ónus sobre os mesmos.
- b) Existências
- Efectuamos uma contagem (por amostragem) – se aplicável à entidade - e analisaremos a sua valorização, rotação e necessidade de provisões por depreciação.
- c) Clientes e Outros devedores
- Testamos normalmente por amostragem a validade e a cobrabilidade dos valores a receber de terceiros e opinaremos sobre a necessidade de provisão para incobráveis.
- d) Caixa e Bancos
- Confirmamos os saldos, a existência ou não de empréstimos e o seu plano de reembolso, garantias prestadas e eventuais responsabilidades assumidas que não figurem no balanço.
- e) Capital Próprio
- Analisamos a titularidade e registo das quotas/acções, as actas que suportam as movimentações ocorridas nos dois últimos exercícios e a aplicação da legislação em termos de aplicação das reservas.
- f) Passivos Correntes
- Testaremos por amostragem a genuinidade do passivo corrente e de imobilizado, bem como das contas de acréscimos.
- g) Recursos Humanos
- Analisamos o processamento e a concordância com as declarações fiscais.
- h) Impostos
- Verificamos a eventual existência de dívidas fiscais e plano de regularização.
- i) Demonstração de Resultados
- Análise ás principais rubricas de custos e proveitos, tendo em conta a sua validade e materialidade.
II – Os principais procedimentos de auditoria fiscal vão além dos procedimentos tradicionais de análise de declarações fiscais. A nossa abordagem abrange o que melhor se faz a nível mundial e analisa também a integridade de processamentos e a sua relação com os sistemas de controlo interno e o modo de contabilização.
Entre os principais aspetos destacam-se:
- * Investigação e situações que devam ser objecto de tributação e que estejam em situação de contingência potencial ao nível do IVA, IRC, IRS Segurança Social, Imposto Selo, Imposto Municipal sobre Imóveis, Impostos Especiais (tabaco, produtos petrolíferos, álcool) e que os serviços não estão a processar ou a considerar como tributáveis;
- * Investigação de erros entre a transposição dos processamentos para as declarações;
- * Nível de planeamento fiscal existente, ao nível de aproveitamento de todos os benefícios possíveis, por cada imposto aplicável;
- * Acrescentar valor à empresa auditada por recomendar procedimentos que minimizem os riscos estratégicos e de índole fiscal.
- * Adaptação da estrutura societária à que mais vantagens fiscais traz em cada momento;
- * Internacionalização e Preços de Transferência (desde a constituição do dossier para fins futuros, até á auditoria integral de atividades passadas neste âmbito).